sábado, 23 de julho de 2016

Grupo Janus promove o Curso Introdução ao GoldVarb X: análise sociolinguística


Por Karen Costa (ASCOM/UESB)


Pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Sociofuncionalismo e em Línguistica Histórica

Nos dias 11 a 13 de julho de 2016, os estudantes do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin), do Programa de Metrado Profissional em Letras (Profletras) e alunos que ainda pretendem entrar no mestrado ou no doutorado participaram do curso "Introdução ao GoldVarb X: análise sociolinguística", que foi ministrado pela professora convidada Josane Moreira de Oliveira, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
A atividade, que aconteceu na sala da Pós-Graduação em Educação, campus de Vitória da Conquista, durante os turnos matutino e vespertino, teve como objetivo apresentar aos alunos a plataforma GoldVarb X, preparando-os para a utilização da fermenta que possibilita a codificação, o processamento e a análise de dados dos fenômenos linguísticos.
Descrever e entender sobre o funcionamento da língua, considerando todas as suas variações, e discutir sobre àquelas que são socialmente aceitas e àquelas que são estigmatizadas foram algumas das propostas discutidas durante os três dias de atividade. “Para que a gente consiga repensar o ensino da língua portuguesa, e pensar em até que ponto uma variação linguística deve ser considerada errônea ou não”, explica Oliveira, sobre o motivo por trás da discussão da temática trazida pelo curso.
“O GoldVarb é uma das ferramentas mais úteis para um sociolinguista, pois vai compor toda a metodologia do trabalho, ao rodar os dados da nossa pesquisa”, conta o estudante do Mestrado em Linguística, Warley Campos, sobre a importância de aprender a utilização de uma plataforma essencial para o desenvolvimento das pesquisas na área.
O curso foi promovido pelo Grupo de Pesquisa em Linguística Histórica e em Sociofuncionalismo (CNPq/Grupo Janus).